"E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou".

(Deuteronômio 8:2)

quinta-feira, 30 de abril de 2009

SONHOS DE CRIANÇA

Lembro-me até hoje de um dia da minha infância...
Eu ainda menina de mais ou menos 6 ou 7 aninhos sentada na porta de minha casa sonhando com o futuro. Meus sonhos eram tão simples, afinal eu era uma criança e não precisava de muito para viver...
Eu sonhava com uma casa como a minha, com um quintal bem grande, com pé de goiaba, de caju, de jabuticaba... eu achava que ia continuar brincando pro resto da minha vida!
Mas, eu acrescentei uma coisa no meu sonho que não tinha na minha casa: uma piscina grande para caber todos os meus amiguinhos e essa piscina tinha que começar rasa e ser funda no final... Acho que lá dentro de mim eu acreditava que nunca iria crescer, se não para quê a piscina tinha que começar rasa... Afinal, eu já ia ser grande né?!
Também sonhava em conhecer muito... muitas culturas, muita gente e ter um amiguinho em cada canto deste mundo! Naquela idade eu achava que era simples fazer amizades...
Também tinha outro sonho: saber como funcionava o céu! Sempre eu olhava para cima, via o Sol, as nuvens, a lua, as estrelas, mas não entendia nada! Como assim?! Um dia a minha tia da escola tentou me explicar, mas ela não me convenceu não, acho que ela tinha a mesma dúvida que eu! E até hoje eu acho isso! E ainda por cima me diziam que quando a gente morria ia para o céu, aí sim que me confundiram... No céu tinha isso tudo e ainda tinha gente?!
Eu não entendia e sonhava crescer para enfim entender as coisas!
Olha que simples meus sonhos: ter uma casa com quintal grande e piscina, conhecer muito e saber como funcionava o céu!
Eram somente sonhos de criança, que não pensa em maldade, que não tem ganância, que só quer o simples.
A piscina era para receber amigos;
Conhecer: era conhecer gente e fazer amigos;
E quanto ao céu, que inocência...
Os meus sonhos eram sonhos bons e Deus atende sonhos bons!
Mas aí eu fui crescendo e meus sonhos foram mudando... Um dia me perguntaram de profissão, já queriam que eu com aquela idade soubesse que profissão que queria! Lembro que respondi: Professora, porque eu gostava de ensinar... aí riram de mim e completaram dizendo: Vai passar fome com esta profissão!
Foi a primeira vez que pensei que precisava de ganhar dinheiro quando crescesse! Ai relacionei profissão com dinheiro...
E o tempo foi passando e os meus sonhos passaram junto.
Eu não queria mais casa com quintal grande e piscina, eu queria ser rica, ter sucesso profissional e ter uma casa luxuosa e grande!
Eu não queria mais conhecer muito e muita gente, me bastava conhecer o que era necessário na minha profissão e as pessoas certas! Muita gente era enjoativo!
Quanto ao céu, que ridículo, coisa de criança!
E os tempos passaram e a insatisfação veio... Nada preenchia o meu vazio, meu coração batia solitário, as amizades eram tão superficiais, a noite só ficava eu e meu travesseiro!
Comecei a me perguntar: o que fiz de errado?! onde eu tinha falhado...
Um dia fui visitar minha mãe na minha velha e pacata cidade, naquela mesma casa onde outrora eu tanto tinha me divertido e sonhado! Que saudosismo eu senti, aquela cidade ainda era a mesma de 40 anos atrás, o mesmo cheiro, as mesmas caras, um pouco mais enrugadas pelo tempo que não perdoa, mas todos eram conhecidos! Lá eu era amada...
E eu sentei novamente na porta da minha casa e neste momento as lágrimas vieram.... E eu pensei: O que eu fiz dos meus sonhos?!
Não casei, não tive filhos, não amei, só tive tempo para mim, meu tempo era preciso demais para compartilhar. A angústia me tomou, afinal aqueles sonhos eram tão simples, porque eu compliquei tanto?! Eram sonhos de uma criança...
Com lágrimas nos olhos levantei! Hoje estou construindo uma casa simples, com um quintal bem grande, com pé de goiaba (ah! como eu gosto de goiaba, nem me lembrava mais), caju e jabuticaba e uma piscina enorme rasa no começo e funda no final! Hoje eu viajo muito e tenho um monte de amigos, não um em cada canto, mas quem sabe um dia... E conheço muito e viajo para ensinar o que sei!
E ah! não poderia esquecer: compreendi os segredos do céu e eu tinha razão: minha tia da escola não sabia de nada, ela no fundo tinha a mesma dúvida que eu!
Hoje eu sou feliz, hoje eu sou completa e falo: tudo de material que eu conquistei de nada me adiantou para essa felicidade!
Eu só precisei realizar meus sonhos de criança, tão simples e tão gratificantes!
Se hoje eu pudesse dar um conselho às crianças, esse conselho seria: anote seus sonhos no cantinho mais especial do seu coração, não deixe que ele se perca com o tempo, não deixe de acreditar na mágica de ser criança e de SONHAR!

Por
Amanda S. Menezes

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010 FRUTOS DE GRAÇA | Design : Noyod.Com