"E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou".

(Deuteronômio 8:2)

terça-feira, 5 de maio de 2009

A nova matemática do Sr. Juca da Trindade!

Hoje quero começar minha história de uma forma bem convencional e até lúdica. Quando criança minha mãe sempre começava as histórias com: Era uma vez...
Agora chegou minha vez de repetir esse começo que é tão antigo, mas ao mesmo tempo tão cheio de magia!

Era uma vez um burrinho que se chamava Trupico. Trupico era um burro já velho, cansado e feio, como Trupico era feio... ninguém achava que ele prestava mais para o serviço, só o seu leal dono o Sr. Juca da Trindade, como era conhecido na vizinhança.
O Sr. Juca também já estava velho e a pouca beleza que tivera na mocidade tinha ido com o tempo. Agora ele não passava de um senhor velho, cansado e feio, igual ao Trupico.
O que diferenciava o Sr. Juca dos demais era o seu coração. Juca da Trindade era um homem da fala mansa, que sempre estava disposto a ajudar! Nada que ele tinha era para ele, tudo era para os outros, para quem precisava. O que ele nunca dividiu é o burro Trupico, mas não se engane: ele não dividiu o burro porque ninguém se interessava por ele!
Lembro-me de uma vez que uma família não tinha como se mudar para a nova casa, pois não é que seu Juca pegou seu burrinho colocou a carroça nele e fez toda a mudança?! E detalhe: sempre sorrindo... Outra vez chegou na cidade uma família que não tinha onde morar e seu Juca os colocou em sua casa até eles poderem alugar uma casa.
O mais engraçado é que nada faltava para seu Juca, ele tinha pouco, mas o pouco que tinha era suficiente para dividir.
O problema agora é que o burro não queria mais trabalhar, segundo seu Juca o Trupico tinha cansado de carregar o peso da carroça, achava que já tinha feito demais e não queria mais aquela carga!
Foram anos carregando aquela carroça pesada e agora o Trupico não queria mais! Achava que não merecia tamanho sofrimento!
Seu Juca aceitou a decisão do burro e o deixou descansando até quando ele quisesse. Mas o coração do Sr. Juca ficou muito triste porque ele nunca pensou que o Trupico achava que a carroça fosse um peso! O Sr. Juca pensava que o Trupico ficava feliz em poder carregar a carroça e ajudar os outros!
Sabe qual a diferença entre o Sr. Juca da Trindade e o Trupico?
O Sr. Juca agradecia todos os dias pela carroça que ele tinha, porque esta era sua ferramenta de trabalho, esta era a forma que ele tinha para ajudar as pessoas... E pedia a Deus para lhe dar outra carroça. E o Trupico via a carroça como um carma, um peso em sua vida e ficava triste por achar que não merecia aquele peso.
O tempo passou e Trupico viu que o seu Juca continuava a trabalhar como antes, mesmo não tendo a carroça e a sua ajuda. E o Sr. Juca continuava com aquele sorriso e a fala mansa que lhe são peculiar.
Parecia que nada podia abalar seu Juca da Trindade, porque sua alegria estava em compartilhar. Quanto mais ele compartilhava, mais ele recebia e mais ele queria dar...
Era essa a matemática da vida de seu Juca: quanto mais dava, mais recebia!
Os anos passaram e Trupico ficou ainda mais velho e cansado, e o engraçado é que depois que ele parou de trabalhar ele envelheceu mais rápido! E foi assim até morrer...
O Sr. Juca ficou muito triste, afinal Trupico tinha sido um companheiro fiel e lhe partia o coração pensar que todos aqueles anos de trabalho tinha sido um peso para Trupico, que ele não tinha percebido que a carroça era sua benção e não o seu peso.
O Sr. Juca continuou trabalhando até o fim de sua vida...
Hoje passados tantos anos a história do Sr. Juca da Trindade e o seu companheiro Trupico rodam toda a região...
Seu Juca ficou conhecido como o homem que mudou a matemática, porque depois dele, "dar" não significa mais subtrair e sim somar.

Agora eu te pergunto: como você vê a sua carroça? Como benção ou como peso?

Por
Amanda S. Menezes

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010 FRUTOS DE GRAÇA | Design : Noyod.Com